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CEFET-MG

Trabalho sobre modelagem inclusiva conquista Prêmio Professores do Brasil

Quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Última modificação: Quarta-feira, 22 de novembro de 2017

O trabalho intitulado “Modelagem inclusiva: o toque do conhecimento”, desenvolvido pelas professoras do Departamento de Química do CEFET-MG Fátima de Cássia Oliveira e Mariana de Lourdes Almeida e pelos estudantes do curso técnico em Química, foi premiado com menção honrosa na Etapa Estadual da 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil, categoria Ensino Médio.

O projeto surgiu a partir da percepção das dificuldades associadas ao processo de ensino-aprendizagem de Ciências, devido ao aspecto abstrato da área do conhecimento. “O aprendizado mediado por modelagem, com a utilização de metodologias alternativas, estimula a integração entre o conteúdo e as atividades práticas, favorecendo o processo de aprendizagem. Nesse contexto, estivemos envolvidas com o ensino de temas relacionados à Microbiologia para estudantes cegos e/ou com baixa visão, objetivando criar materiais didáticos adaptados, de baixo custo e facilmente reprodutíveis, que pudessem auxiliar alunos e professores nesse processo”, explica Mariana.

Após revisão bibliográfica acerca do tema e a realização de visitas técnicas e entrevistas com estudantes cegos, diferentes profissionais e instituições voltadas para este público, os envolvidos construíram os modelos didáticos tridimensionais. Isso porque verificaram que há uma enorme escassez de materiais e projetos direcionados a esse público, além do despreparo do corpo docente.

Os modelos foram construídos com materiais de diferentes texturas e contraste de cores, uma vez que a percepção tátil é de fundamental importância para o aprendizado desses alunos. Os modelos foram socializados e validados pelos estudantes cegos. “A construção desses materiais pelos alunos e sua validação favoreceu não somente o a aprendizagem dos conteúdos propostos, mas como também as interações no ambiente escolar, promovendo cooperação entre os estudantes. A proposta deste projeto foi uma tentativa de contribuir para o ensino de pessoas com deficiência visual e, dessa forma, ratificar o ideal de inclusão”, afirma Fátima.

O Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação e instituições parceiras, busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em salas de aula. Os objetivos do prêmio são reconhecer o trabalho desses que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil e valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações. Além disso, busca-se dar visibilidade às experiências pedagógicas consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino; estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação; e oferecer reflexão sobre a prática pedagógica.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG de 01/11/2017